Telma do Couto, sobrinha de Ana Maria do Couto, também mais conhecida em sua época como May, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal de Cuiabá durante a sessão ordinária desta terça-feira (07), para reforçar o pedido pela reposição do busto de Ana Maria do Couto, roubado em 2020.
O convite veio da Comissão de Cultura e Patrimônio Histórico, presidida pela vereadora Edna Sampaio (PT). A reposição já havia sido solicitada para a Comissão e foi apresentada aos 25 vereadores da Casa para os devidos encaminhamentos.
Telma ressaltou que luta há três anos pela reposição do busto e que ele foi doado pela família quando a praça Ana Maria do Couto May, localizada entre as ruas Manoel Garcia Velho e Diogo Domingos Ferreira, que foi inaugurada em sua homenagem, no bairro Bandeirantes, em Cuiabá.
“Minha tia morreu de câncer um mês após completar 46 anos. Em seus 45 anos de vida, ela fez muita coisa, contribuiu muito para a cultura local e para as diversas áreas que atuou. No entanto, além de suas realizações profissionais, o que mais a destacava era seu caráter íntegro e gentil. Ela lutou contra as adversidades desde sua infância em uma família pobre, indo para o Rio de Janeiro com uma bolsa de estudos e nunca esquecendo suas origens”, ressaltou.
“Estou aqui hoje para reforçar o pedido pela reposição do busto de Ana Maria do Couto, que foi encomendado por minha avó em 1972, quando a praça foi inaugurada, por meio de um projeto de lei que deu nome à praça. Agradeço a atenção de todos e espero que possamos honrar a memória e o legado de Ana Maria do Couto restaurando essa homenagem à sua altura”, completou Telma.
Quem foi Ana Maria do Couto?
Ana Maria do Couto foi uma esportista, professora, política, jornalista, advogada e posteriormente promotora da Justiça Militar. Ela foi campeã carioca de arremesso de disco pelo Fluminense em 1944, sendo a primeira pessoa a competir nacionalmente nessa modalidade.
Formou-se em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1944, tornando-se a primeira professora de Educação Física concursada no estado de Mato Grosso. Também foi atleta do Fluminense e presidente do Clube Esportivo Dom Bosco em seu período áureo. Ana Maria também foi vereadora pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em 1962, tornando-se a primeira presidente da Câmara Municipal em 1965.
Além disso, Ana Maria formou-se na primeira turma de Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em 1962 e, em 1967, tornou-se a primeira promotora da Justiça Militar do estado.
O auditório da Câmara Municipal de Cuiabá, conhecido como "plenarinho", foi batizado em homenagem a Ana Maria do Couto e reinaugurado 2020. O espaço é utilizado para eventos comunitários e debates democráticos, como audiências públicas, cursos e palestras.
Letícia Corrêa
Assessoria de Comunicação
MANDATO COLETIVO PELA VIDA E POR DIREITOS
VEREADORA EDNA SAMPAIO
Comments