Filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT), que compõem o mandato coletivo e a rede de apoio à vereadora Edna Sampaio se reuniram na sede do partido em Cuiabá, na última quinta-feira (25). A reunião, de caráter organizativo, teve como foco discutir estratégias para a reversão da cassação do mandato de Edna, ocorrida em junho, e organizar a campanha para a reeleição.
Edna Sampaio, que lidera a pré-candidatura compartilhada "3Pretas" junto com Dayeli Cristina e Neusa Baptista, teve seu mandato cassado ilegalmente e espera que a justiça reverta a situação até o início do período eleitoral.
Durante a reunião, Edna ressaltou a importância da rede de apoio que a sustenta.
"De onde eu tiro força para suportar tudo isso? Primeiro, tenho uma família que me dá muita força, que me levanta, que me constrói e que me ampara. Segundo, tenho um mandato com pessoas maravilhosas, que eu jamais conseguiria manter se essas pessoas não estivessem comigo, se não caminhassem ao meu lado e não acreditassem que vale a pena", afirmou.
Ela também acrescentou que se vê em seus eleitores. "As pessoas que votam em mim são parecidas comigo. São pessoas que não estão preocupadas em se beneficiar da política, mas querem que o futuro seja melhor do que o presente e sabem a importância de eleger pessoas decentes para fazer essa mudança tão necessária", completou.
Dayeli Cristina, uma das co-candidatas, compartilhou seu orgulho das conquistas e mudanças pessoais que teve durante o mandato coletivo.
"Eu não sabia quem eu era, mas hoje eu assumo e digo: sou uma mulher negra, sim; gorda, sim; lésbica, sim; periférica, e a minha luta é para que outras pessoas como eu tenham a oportunidade de alcançar coisas maiores e melhores".
Ela compartilhou sua recente aprovação na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). "Tenho 28 anos e pensava: 'Meu tempo está passando', mas cada um tem seu tempo, né? Por muito tempo, pessoas como nós, periféricas, têm que escolher entre comer ou estudar. Essa é a realidade".
Neusa Baptista destacou as injustiças enfrentadas e a resistência do grupo.
"Todos que estão aqui, apoiam o mandato. Os que estão com a gente desde o começo, durante a campanha, puderam ver e sentir de perto tudo que a Edna e nós do mandato coletivo já enfrentamos", relembrou.
Ela destacou que Edna foi a primeira pessoa que a discutir violência política de gênero em Cuiabá. "Temos aqui um exemplo de perseverança e do tamanho das injustiças cometidas contra o mandato coletivo", expôs a jornalista.
Bob Almeida, presidente do PT municipal, também esteve presente e destacou a importância da liderança de Edna e a completude e qualidade da pré-candidatura 3Pretas.
"Junto com Ludio Cabral, que será nosso primeiro prefeito petista, iremos conquistar essa reeleição e reverter essa série de injustiças", afirmou.
Ele também destacou a importância de discutir e aprovar o projeto de Lúdio, que sugere que a passagem do BRT custe R$ 1 em Cuiabá, apoiado por Edna e as 3Pretas.
Comentários